domingo, 27 de novembro de 2016

Filmes - Prenda-me se for capaz

Imagem relacionada
Imagine o quão bom seria dar um "quit" na sua vida e iniciar outra, depois de se cansar desta iniciar outra e depois de cansar desta outra iniciar mais uma. Imagine poder ser um piloto de avião e viajar país afora de graça, imagine poder ser médico de um importante hospital respeitado e chefiando uma grande equipe de médicos e enfermeiros, imagine poder casar com uma garota que te ama e ainda trabalhar no escritório de advocacia do pai dela... Imaginou ? Seria bom não é ? Seria... Se isso não envolvesse mentir e falsificar centenas de documentos e ser um crime bem feio. Baseado na juventude de Frank Abgnale Jr., o filme Prenda-me se for capaz conta a história e razões que levaram um garoto de menos de 18 anos a se tornar o maior falsário dos EUA nos anos 60. 
Resultado de imagem para prenda-me se for capaz

Sugestivamente, o filme vai mostrando alguma das "influências" de Abgnale(interpretado pelo ainda jovem Leonardo DiCaprio) : o pai(Frank Abgnale Sr. interpretado por um magistral Christopher Walken) tem problemas com a receita, dá pequenos golpes e dá mostras de ser um grande mentiroso, a mãe aparenta querer sempre estar em busca de um maior status, sendo talvez esse o grande motivo de ter casado com o pai de Abgnale e também o grande motivo de ter se divorciado dele após Abgnale Sr. ter sido obrigado a trocar por uma casa menor devido a problemas financeiros, junto com o caso que mantém com um amigo de seu marido, caso esse descoberto por Frank, divórcio esse que fez o revoltado Frank fugir de casa apenas com as roupas do corpo.

Sozinho, sem dinheiro e com um talento incrível para a mentira, já se sabe o que Frank começou a fazer né? Começando com falsificações de cheques de banco, depois falsificando cheques da Pan Am e se fazendo passar por um piloto da mesma, Frank começa viajar o país inteiro às custas de seus golpes. Mas como toda mentira tem perna curta, o protagonista passa a ficar na mira do FBI, mais especificamente do agente Carl Hanratty(interpretado por Tom Hanks) o que acaba o fazendo assumir outras identidades, fugir do país e rodar toda a Europa até finalmente preso na França e depois deportado aos EUA. Mas seu tempo no "xadrez" não dura muito, já que após passar pouco tempo na cadeia, seu "talento" o faz começar a trabalhar para o FBI.

Resultado de imagem para prenda-me se for capaz

A perseguição do agente Hanratty a Frank acaba sendo a força motriz do roteiro, num clima bem aventuresco, vemos o personagem interpretado Tom Hanks tentando usar todas as formas possíveis para pegar DiCaprio. O que acaba gerando cenas engraçadas, como a de quando Frank se faz passar por um agente do serviço secreto americano (se apresentando como Barry Allen, sim, ele era fã de histórias em quadrinhos) e Hanratty cai direitinho, já que ainda não tinha visto o rosto de seu perseguido.

Apesar do clima meio "Sessão da Tarde" do filme, não dá pra dizer que é um filme pra toda a família devido a algumas cenas, digamos, "picantes"  mas é garantia certa de diversão a là Spielberg, sabendo mudar bem de um clima descontraído para um mais sério. Apesar de ser baseado em fatos reais, o roteiro toma certas liberdades aqui e ali para dinamizar o filme, mas nada que desvirtue a história real. Em suma, um filme recomendadíssimo a se ver, seja para os fãs de Spielberg ou para quem quer ter uma boa diversão.

Off - O verdadeiro Frank Abgnale Jr. hoje presta consultoria a diversas empresas e bancos, está por trás da maioria das grandes inovações em segurança anti-fraudes, enriqueceu e hoje é milionário. O bem sempre vale mais a pena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles

1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...