segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Corpo Fechado: A essência do super-herói de quadrinhos


Obs.: Possui sensíveis* spoilers sobre a trama

*eles choram quando alguém sai do texto por causa deles

Existem super-heróis de quadrinhos dos mais variados tipos, poderes, uniformes, identidade secreta, personalidade, raça, nacionalidade e religião. Mas existe um certo padrão em todos, ou pelo menos na maioria, deles até mesmo os de editoras diferentes. Todos possuem uma essência em comum, e é sobre essa essência, esse padrão em comum que se trata Corpo Fechado.
Só que acertadamente o filme não joga isso descaradamente. Vai soltando aos poucos, em pequenos detalhes que até mesmo um veterano fã de quadrinhos pode acabar não percebendo. Olhe por exemplo o nome do protagonista: David Dunn(Bruce Willis). O sobrenome e o nome começando com a mesma letra ou tendo o mesmo fonema, como Reed Richards, Peter Parker, Matthew Murdock ou Bruce Banner.

Resultado de imagem para daredevil and spiderman
Peter Parker e Matt Murdock. Sobrenomes e nome começando com a mesma letra, uma maneira de Stan Lee lembrar os nomes dos personagens
Eles também possuem um forte senso de justiça, de maneira que mesmo quando não estão encapuzados tentam da sua maneira ajudar as pessoas, fazer justiça: o Superhomem é jornalista, o Demolidor promotor de justiça, o Thor médico e David é segurança do estádio do time de futebol americano de uma universidade.

David também usa uma capa- de chuva, mas é uma capa -, tem sua maior fraqueza, como o Super-Homem com a kryptonita ou o Lanterna Verde com o amarelo. E é claro: como qualquer herói que se preze o protagonista também possui um antagonista, um nêmesis. Um personagem que é seu completo oposto: Peter Parker é uma pessoa de valores enraizados, jovem, simpático e que dá muito valor à família e aos amigos e é claro está sempre sem grana; seu maior vilão Norman Osborn, é um empresário sem escrúpulos, de meia idade, antipático e ranzinza e que pouco liga para seu filho e é óbvio um multimilionário.

Resultado de imagem para Peter Parker and norman osborn

Essa dualidade e divergência é  totalmente extrapolada no filme: Mr.Glass(Samuel L. Jackson) - o "vilão" da história - é negro, David é branco. Dunn é careca, Glass tem um cabelo com certo volume; Dunn é um trabalhador de serviço bruto; Glass é um curador de arte. O protagonista não pode se machucar, seu antagonista possui uma doença que faz com que seus ossos sejam incrivelmente frágeis.

Resultado de imagem para corpo fechado
David e Elijah: O inquebrável e o Senhor Vidro. Completos opostos
Normalmente, esse nêmesis é um amigo ou está de alguma forma ligado ao herói. O próprio Peter Parker é amigo do filho de Osborn, Clark Kent era(em algumas versões) amigo de Lex Luthor na adolescência, o segundo Lanterna Verde Hal Jordan era pupilo de Sinestro na Tropa dos Lanternas. David e Elijah - o nome real do nosso Mr. Glass - de uma forma estranha criam uma espécie de  amizade, embora Elijah esteja mais para um stalker do que propriamente um amigo. 

Boa parte dos heróis de quadrinhos também tem um padrão de cor nos uniformes, o boné que David usa no trabalho é vermelho, a capa que usa na sua primeira aventura como herói é azul. Azul e vermelho, talvez não por acaso as cores da bandeira dos EUA e que também é usada pelo Homem-Aranha, pelo Super-Homem e logicamente pelo Capitão América. Os vilões por outro lado usam roxo: como por exemplo o Coringa, o Duende Verde ou Lex Luthor. Advinha qual a cor das roupas que Mr.Glass usa durante boa parte das cenas que aparece...

Resultado de imagem para Lex Luthor coringa duende verdeImagem relacionada

É retratado no filme a primeira vez quase desastrosa que o herói usa seus poderes em uma aventura, como o Batman em Ano Um. A cena em que leva sua mulher(Robin Wright) pelas escadas em seus braços para o quarto é filmada de uma forma que pareça com que ele esteja voando. Talvez um simbolismo do Superman voando com sua amada Lois Lane.

Com toda essas simbologias e referências o protagonista estava formatado no padrão superheroístico. Mas apesar de obedecerem padrões de construções de personagem no gênero, nenhum super-herói é igual, Peter Parker é diferente de Bruce Wayne que é diferente de Clark Kent e por aí vai. Todos eles tem um diferencial, é isso que dá substância à forma e é isso que nos faz gostarmos deles. E é nesse momento que Shyamalan brilha, fazendo um herói às vias da separação, que possui um relacionamento distante com o filho pequeno e que se sente frustado com a vida que leva. 

Corpo Fechado é então o filme de herói que melhor capta a essência do que é um super-herói de quadrinhos, sua personalidade, seus valores talvez só encontrando paralelos com o Superman de 1978. Isso tudo apostando nos detalhes, no simples sem precisar usar explosões, brigas entre heróis ou cenários inteiramente feitos de CGI.

Um filmaço.

Obs.: quem viu esse filme precisa ver Fragmentado. E quem só viu Fragmentado precisa ver Corpo Fechado para entender aquela cena final.

Corpo Fechado é um filme lançado em 2000, com duração de 1 hora e 47 minutos e é roteirizado e dirigido por M. Night Shyamalan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles

1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...