A Juventus é um clube gigantesco e de feitos impressionantes: é o maior campeão da Serie A sendo que é preciso que Milan e Inter SOMEM os seus títulos para a ultrapassar, maior campeão da coppa e foi o primeiro time a conseguir ganhar todos os títulos internacionais possíveis(Na época do feito os torneios eram Copa UEFA, Recopa, Copa dos Campeões, Supercopa e Intercontinental, falta hoje o mundial interclubes).
Mas existe outro grande feito dos bianconeri nem tão lembrado assim: O de clube que mais vezes teve seus jogadores campeões do mundo, 24 jogadores, e o que mais teve jogadores campeões por um só país(obviamente a Itália) com 22.
E a história dessa parceria de sucesso começa logo na primeira copa conquistada pela Itália em 1934, nada mais nada menos que 9 jogadores da Juventus foram convocados. O goleiro Giampiero Combi(considerado por muitos um dos melhores goleiros dos anos 30), o lateral direito Virginio Rossetta o esquerdo Umberto Caligaris, os meias Mario Varglien, Luigi Bertolini, Luis Monti, Giovanni Ferrari e os atacantes Raimundo Orsi(que chegou a ser campeão carioca com o Flamengo anos depois) e Felice Borel. Sendo que desses 9, 5 eram titulares: Combi, Monti, Bertolini, Ferrari e Orsi. O alto número de convocados pode ser explicado pela fase esplendorosa da Juventus, vivendo o seu primeiro grande momento no futebol italiano com o chamado quinquênio de ouro, quando foi pentacampeã italiana de 30 a 35.
Rosetta, Combi e Caliagris. Campeões em 34. |
44 anos depois na Copa da Espanha e embalada por uma fase esplendorosa da Juventus, a Itália despachou timaços de Argentina, Brasil, Polônia e Alemanha(só questiona esse título dos italianos QUEM É MALUCO) com 6 bianconeri entre os titulares: o goleiro e capitão Zoff, os laterais Gentile e Cabrini, o líbero Scirea, o meia Tardelli e o atacante Paolo Rossi(artilheiro da competição), com todos eles tendo papel fulcral na conquista do tri italiano. A Itália era bianconera como nunca, tendo até o formato e esquema de jogo inspirado pelos da Juventus.
Em 2006, a Juventus em nova grande fase teve 5 jogadores convocados para os Azzurri: Buffon, Cannavaro, Zambrotta, Mauro Camoranesi e Del Piero. Sendo 4 deles sendo titulares absolutos na conquista, com Buffon sendo eleito o melhor goleiro do torneio e Cannavaro eleito o bola de prata da competição.
Na única Eurocopa conquistada pela Itália foram 3 os convocados juventinos : Os líberos Sandro Salvadore e Ernesto Castano e o volante Giancarlo Bercellino. Fora Anastasi e Zoff, que se tornariam pilares do clube piemontês nos anos 70.
Em campanhas de destaques da Azzurra sem o título se destaca principalmente 1978, a copa da Argentina viu o time time italiano convocado por Beazort ser formado por 9(!!!!) jogadores da Juventus: Zoff, Gentile, Cabrini, Scirea, Benetti, Causio, Tardelli e Bettega. Fato curioso é que em duas ocasiões(contra a Argentina e contra a Holanda)os nove jogadores chegaram a estar simultaneamente em campo. Um recorde na história da seleção italiana.
No vice-campeonato europeu de 2000 eram 7 os convocados bianconeri: Ferrara, Conte, Inzaghi, Del Piero, Pessoto, Iuliano e Zambrotta. Número superado 12 anos depois no segundo vice azzurro: Gianluigi Buffon, Andrea Barzagli, Chiellini, Bonucci, Marchisio, Pirlo, Giaccherini e Sebastian Giovinco foram os convocados, com 6 desses sendo titulares durante a campanha.
Time da Itália com 8 jogadores bianconeri na estréia contra a França, 78. |
Com outro grande time nos tempos atuais, a Juventus tem tudo para ter de novo um grande número de seus jogadores entre os convocados da Itália para a copa de 2018 na Rússia, fora os "internacionais" como Daniel Alves, Evra, Mandzukic, Khedira, Dybala e Higuaín. Será que teremos outro bianconero sendo campeão do mundo na Rússia ?
Leia Também :
A Itália de todos os tempos
Um rigorista de respeito
As fenomenais noites de Ronaldo pelo Barcelona: Parte I
Nenhum comentário:
Postar um comentário