sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
O maior evento midiático do Brasil
Cobertura dos principais veículos de mídia, cenas de desespero de participantes ao perder as provas rodando o país, repercussão durante semanas nas redes sociais, memes criados aos montes e impressionantes casos de sabotagem entre os candidatos. É mais uma maçante edição do Big Brother ? Uma tentativa de revitalização do finado Ídolos ? Não mesmo. Não estamos falando de um reality show ou algo do tipo mas sim do ENEM, não só o principal caminho de inúmeros jovens e adolescentes para uma universidade, mas também o principal evento midiático da terra brasilis no mês de outubro/novembro.
Vejamos bem, não se trata de uma tentativa de difamar o exame, mas sim de uma necessária reflexão: por mais importante que seja a prova, é compreensível tanto furdunço e midiatização dela ? Não teria o ENEM se tornado algo "grande" demais ? Veja o caso dos atrasildos que a cada ano provocam mais e mais risadas Brasil afora, tudo bem que sempre há uma grande dose de humor negro na desgraça(e incompetência) alheia, não se é no mínimo estranho existirem pessoas que esperam, com suas cervejas na mão, em frente aos locais de prova do exame, a hora do fechamento dos portões para se deleitar na choradeira e histeria dos atrasões ? Isso sem falar na "cobertura" que diversos canais de internet fizeram dos minutos finais de portões abertos. Transformando o fechamentos dos portões numa verdadeira festa de arquibancada, ao som de "Oooooh, o portão fechou, o portão fechooooOOOÔ".
Óbvio que isso é um problema mais nosso do que do ENEM, eles não tem culpa da nossa incrível capacidade de fazer memes de tudo e de todos. Mas não haveria outra forma de um aluno ser admitido em uma universidade pública sem precisar causar tanta atenção midiática a isso ?
Um outro ponto, e não menos preocupante, são as mirabolantes tentativas de fraudar o exame, pessoas pagando pequenas fortunas, usando todo um aparato tecnológico para colar,envolvendo rádios e fones escondidos nos mais variados lugares. Um investimento tão grande e mirabolante que me faz pensar se não era melhor gastar o tempo e dinheiro perdidos em livros, cursinhos e sentando a bunda na cadeira pra estudar.
Outra coisa impressionante são as sabotagens que ocorrem entre alguns participantes, a mais clássica sendo emprestar uma caneta com tampa preta que sai tinta azul. Uma ação que além de baixa, é idiota pois a probabilidade da pessoa ao lado ter a mesma universidade e o mesmo curso que o sabotador é bem pequena. Isso sem falar na probabilidade dele ser realmente um candidato que pode ter uma pontuação suficiente na prova.
O objetivo do texto, como dito anteriormente, não é "falar mal" do ENEM, muito menos patrulhar o humor alheio(uma das coisas mais chatas a surgir com o advento das interwebs : o patrulheiro virtual, merece um texto) mas propor algumas reflexões a respeito. Pensar, refletir e tentar melhorar nunca é demais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles
1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...
-
ANTES DE RECLAMAR LEIA ISSO : Diferente de outras matérias desse tipo, resolvi seguir o máximo possível de coerência tática e de posi...
-
Um hobby que volta e meia me consome certo tempo é o de imaginar XI de todos os tempos de algumas seleções e países, eu já havia feito o ...
-
foto por : Arquivo/Folha imagem Roberto Baggio foi um dos melhores batedores de pênaltis de sua época, quiçá um de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário